A honestidade ainda é uma virtude?

quinta-feira, 4 de março de 2010



 ... a honestidade, um dos valores mais importantes do homem, está perdendo espaço em meio a tantos escândalos políticos. Desde criança nossos pais nos ensinaram a ser honesto e justo em tudo que nos propuséssemos a fazer. Se voltássemos da escola com um lápis que não fosse nosso, logo éramos pressionados pra saber de quem era aquele objeto.
Se fosse de um colega, tínhamos que devolver. Se tivéssemos o encontrado na rua, devíamos colocar no mesmo lugar onde o tínhamos achado. Entretanto, parece-me que esse senso de honestidade está se perdendo. Parece-me que, hoje em dia, a atitude correta seria ficar com aquele lápis. E ainda ouviríamos tais respostas: Meu colega nem sentiu falta dele! Porque eu tenho que devolver? Eu achei na rua! Não peguei de ninguém! Achado não é roubado!
            O maior exemplo de desonestidade a que nossa sociedade está submetida encontrasse na política. Nos comícios, escutamos promessas de trabalhar pelo povo, para o povo e com o povo. Mera ilusão! Basta o dito cujo ser empossado e ele perde todo senso de honestidade que fingia ter em sua campanha. Desvia verbas públicas para as suas “instituições de caridade”, faz viagens internacionais com a família inteira à custa do dinheiro dos seus eleitores, pratica o nepotismo e ainda sentisse ofendido ao ser questionado por tais atitudes!
            “Fui injustiçado! O que fiz, qualquer um faria! Ninguém leva em conta o que fiz por esse país!” Esse é o clássico discurso que vemos todos os dias nos jornais. São acusações atiradas pra todos os lados, cuecas e meias abarrotadas de dinheiro público, milhões de reais distribuídos em contas na Suíça e por aí vai.
            Então você se pergunta: “Como posso pra fazer pra mudar tudo isso? Eu, sozinho, não tenho forças pra mudar essa realidade!”. Respondendo sua pergunta: “Com o seu voto!” É bem verdade que você, sozinho, não irá conseguir, mas se milhões tomarem consciência que a única forma de acabar com a corrupção em nosso país é escolhendo melhor os candidatos em que iremos votar, com certeza, mesmo que aos poucos, traremos de volta à tona a honestidade e a justiça com as quais fomos educados.
Assim, quem sabe um dia o samba e o Carnaval voltem a ser o cartão-postal do Brasil e exonere a corrupção dos noticiários ...


Dica de hoje: dedique um pouco do seu tempo para assistir um bom filme. Está em cartaz nos cinemas de todo o país o filme "Preciosa". Indicado ao Oscar, o filme conta a histório de uma jovem que sofreu privações inimagináveis em sua juventude. Abusada pela mãe, violentada por seu pai, ela cresce pobre, irritada, analfabeta, gorda, sem amor e geralmente passa despercebida. Após muita luta, dor e impotência, Preciosa começa uma jornada que a levará ao um mundo de luz, amor e auto-determinação. Vale a pena!


Pedro Igor Nascimento

0 comentários: